Rádio Germinal

RÁDIO GERMINAL, onde a música não é mercadoria; é crítica, qualidade e utopia. Para iniciar vá ao topo da página e clique em seta e para pausar clique em quadrado. Para acessar a Rádio Germinal, clique aqui.

Informe e Crítica

2 de fev. de 2011

Garrincha, Alegria do Povo

Garrincha, o Craque das Pernas Tortas

Garrinha, Alegria do Povo

Nildo Viana

O documentário Garrincha, Alegria do Povo (Joaquim Pedro de Andrade, Brasil, 1962) narra aspectos da vida do jogador de futebol, Mané Garrincha, cujo nome verdadeiro era Manuel Francisco dos Santos, considerado por muitos como o melhor jogador de futebol de todos os tempos. Este documentário, em cópia salva em 2006, foi transmitido pelo Canal Futura, semana passada, no "Cine Conhecimento". A cópia não é de boa qualidade, o que dificulta a assistência.

O filme tem uma narrativa truncada. Além de alternar imagens de jogos, vida privada, etc., o que não compromete muito, apresenta uma dificuldade que é não seguir a cronologia, pois às vezes mostra cenas da Copa de 1962 e depois volta para 1958 e outras épocas. Os recursos existentes na época já possibilitavam uma melhor montagem do material gravado. Porém, o grande problema é que o documentário é deficitário em matéria de informações. Estas são escassas, apenas uma rápida entrevista com Garrincha e diversas informações, como sua origem operária, que não são detalhadas ou aprofundadas, inclusive o seu destino posterior ao seu relativo sucesso. A sua participação no Botafogo (RJ) e Seleção Brasileira foi apresentada de forma muito breve.

A introdução da discussão sobre o atrativo do futebol é muito pobre, colocando apenas duas concepções (a de que a bola de futebol lembra o seio materno e a de que o futebol é uma compensação para a frustração) e que não acrescenta muito à narrativa, fazendo parte de seu caráter truncado.

O mérito do documentário é mostrar um pouco de Garrincha, seus valores e concepções, bem antagônico ao seu concorrente ao título de melhor jogador de futebol de todos os tempos, Pelé, pois não demonstra nenhuma altivez, bem como demonstrou manter suas relações de classe de origem. Assim, fica aquém do merecimento de Garrincha, o craque das pernas tortas. Porém, merecidamente, foram produzidos outros dois documentários sobre ele. Resta uma avaliação destes, o que faremos no futuro.

3 comentários:

combiron disse...

ESTE É O CARA, DIGO FOI....MAS NÃO DEIXA DE SER O MELHOR JOGADOR DO MUNDO SUPERA O TAL DE REI PELÉ..QUE TODOS PUXAM O SACO....

combiron disse...

ESTE É O CARA, DIGO FOI....MAS NÃO DEIXA DE SER O MELHOR JOGADOR DO MUNDO SUPERA O TAL DE REI PELÉ..QUE TODOS PUXAM O SACO....

Felipe Andrade disse...

Está disponível no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=1N7JEWA18Ls&list=PLGSPpoLZAjYJ7O7YVP3JIKymSqQTHmmMy&index=2
:)